Arranjo físico
ARRANJO FÍSICO
O Arranjo Físico de uma empresa é a distribuição otimizada do espaço físico disponível, mediante a disposição lógica de seus processos segundo as suas seqüencias de execução, com os espaços necessários para o bom desempenho de suasatividades, buscando a minimização dos fluxos físicos dos materiais e pessoas, e proporcionando o espaço necessário para as funções de apoio. Também é designado de Layout ou Leiaute.
Segundo Slack, em Administração de Produção (2002, p.200) “o arranjo físico de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento físico dos recursos de transformação [...], decidindo onde colocar todas as suasinstalações, máquinas e pessoal de produção [...] e determina a forma e aparência da operação produtiva [...] com a maneira como os recursos transformados – material, informação e clientes – fluem pela operação.”
Esta definição pode ser estendida a empresas industriais e de serviços, abrangendo todas as operações e processos de uma empresa, tanto para as tarefas dos processos produtivos, como dasatividades comerciais, administrativos e de apoio.
A agenda deve ser:
- Atualizada diariamente;
- Definir critérios de urgência e importância;
- Compatibilidade – agenda secretária e chefias devem ser atualizadas e compartilhadas;
- Estabelecer metas e prazos (horários, datas, início e término dos compromissos);
- Estabelecer metas e prazos
* O que colocar na agenda de compromissos:
Rotina diária (específica para cada depto);
Visitas;
Convites;
Reuniões;
Aniversários;
Viagens;
Contas a pagar e receber;
Renovações;
* Providencias a tomar:
Lembrar o executivo com antecedência para que ele possa preparar-se adequadamente;
Enviar telegramas e cartões quando necessário;
Providenciar cópias de documentos, dados estatísticos, relatórios, etc.
Housekeeping é uma ferramenta utilizada pelas empresas para garantir um ambiente mais agradável para os funcionários e que traga retorno com maior produtividade da empresa, incluindo eliminação dos desperdícios, limpeza e arrumação das salas. Entre os pilares fundamentais dentro do programa housekeeping, vale a pena destacar a implantação da qualidade, produtividade e agilidade em toda a demanda de serviços prestados.
O housekeeping é uma versão do programa 5S, consolidado no Japão a partir da década de 50, sendo que o housekeeping tem foco nos três primeiros S, proporcionando resultados mais tangíveis e de fácil mensuração.
Os 5 “S” são: Seiri (senso de utilização), que diz respeito à escolha correta de ferramentas e materiais para estarem presentes nos ambientes de trabalho; Seiton (senso de ordenação), que enfoca a necessidade da manutenção de um ambiente de trabalho organizado; Seiso (senso de limpeza), que trata da necessidade de manter o ambiente de trabalho mais limpo possível; Seiketsu (senso de normalização), que diz respeito à criação e seguimento de regras e normas; e Shitsuke (senso de autodisciplina ou hábito), que tem como principal função a manutenção e a revisão de padrões, principalmente os citados nos “S” anteriores.
Comentários
Postar um comentário